Questões importantes sobre precificação

Gostou? Compartilhe!

Nessa série de textos nós já te mostramos como é importante saber mais sobre precificação de produtos e abordamos também sobre mark-up.

Além disso, também conseguimos te oferecer um método para verificar se os seus resultados foram corretos, garantindo que a precificação vai se dar da forma mais funcional possível.

Agora nós vamos explicar de forma mais profunda as questões relacionadas a definição de preços, para que você tenha completa noção do que envolve esse tão importante processo. Vem conferir!

Como você sabe, a definição de valor de produtos e serviços de forma correta é um processo fundamental, pois garante que os valores fiquem de acordo com os praticados no mercado e que cubra seus custos, despesas e te possibilite ter lucro líquido, necessário para tornar um negócio rentável.

De modo geral, um empresário que vai fazer o processo de precificação precisa ter em conta uma série de fatores, mas em especial ele precisa considerar o mercado, ou seja, a sua concorrência e as finanças da empresa, ou seja, a quantas anda a contabilidade do empreendimento. A seguir vamos comentar essas questões mais claramente!

O mercado e seus abalos sobre a precificação

Como nós sabemos, nenhuma empresa vende em um mercado sozinha. Ela tem que lidar com uma concorrência, e de acordo com aspectos do mercado o ideal é que o preço que um negócio pratica se aproxime do praticado pelos seus concorrentes diretos, que ofertam na mesma categoria e com a mesma qualidade.

Do contrário a tendência é que os preços desse empreendimento acabem se destacando negativamente dentro desse setor, o que vai dificultar o processo de conversões.

Alguns vários fatores devem ser considerados quando estamos falando de precificação no prisma do mercado, e nós abaixo vamos apresentar os principais pontos:

  • O quanto a marca é conhecida;

  • O tempo que ela está no mercado;

  • O volume de vendas que ela apresenta;

  • A força da concorrência;

As finanças e seus abalos

O aspecto financeiro também pesa na formação do preços de um produto ou serviço. Isso porque é fundamental que sejam cobertos nesse valor de venda as despesas variáveis (exemplo: comissões), as despesas fixas (exemplo: aluguel) e claro, custos relacionados a produção e o lucro líquido, que deve existir para que o negócio seja rentável.

A importância do equilíbrio

Uma questão que deve ser entendida é que se a empresa pratica um preço inferior ao necessário para cobrir os custos do negócio a tendência é que o mesmo sofra, e em algum momento até encontre o seu fim.

É necessário que haja equilíbrio para que um empreendimento se mantenha de pé. Não adianta pedir menos para o público achando que assim o negócio vai se sustentar, porque isso não vai perdurar.

A necessidade de se fazer pesquisas e projeções

Para determinar preços e decisões relacionadas a um negócio é importante fazer projeções e também realizar pesquisas específicas. Por exemplo, para você ter uma ideia do que pode esperar das vendas é importante avaliar como elas ocorreram nos períodos anteriores.

Nesse caso específico algumas questões podem ser relevantes e transformar as projeções feitas, fazendo com que elas falhem. Entre os principais motivos para elas não darem certo podemos elencar…

  • O acontecimento de eventos como Olimpíadas, eleições e Copa do Mundo;

  • O acontecimento de datas de grande relevância, como Dia das Mães ou o Natal;

  • O surgimento de novos produtos;

  • O surgimento de novos hábitos no setor;

  • O surgimento de novos concorrentes;

Além disso, você pode fazer pesquisas para avaliar se determinados produtos ou serviços têm mais demanda que os demais, porque assim você se alinha melhor às necessidades do seu público-alvo, aumentando as suas chances de conversão.

Obviamente existem motivos que fazem com que a demanda pública varie bastante, e entre essas razões que precisam ser consideradas nós vamos listar as mais relevantes:

  • O surgimento de novos produtos e serviços;

  • O acontecimento de uma crise econômica;

  • A desestabilização da política;

Ou seja: fica claro que quando estamos falando sobre a precificação de produtos e serviços estamos lidando com questões muito sensíveis, que envolvem muitos detalhes e muitas problemáticas, podendo variar a qualquer momento e se transformar do dia para a noite. Quem forma preços precisa estar atento ao mercado, as finanças e a sociedade como um todo! Não é fácil!

Ainda assim, esperamos que a nossa série de textos tenha te ajudado a compreender mais plenamente como funciona e o que envolve a definição de preços, um processo primordial para o sucesso das empresas. Boa sorte na sua caminhada com seu negócio!

Gostou? Compartilhe!