Preço de venda na prática – Como fazer?

Essa série que começamos sobre como fazer a formação do preço de venda já está no seu terceiro texto! Nos dois primeiros falamos sobre os motivos pelos quais esse processo é importante e explicamos o que é mark-up.

Agora nós te mostraremos como fazer os cálculos relacionados a esse sistema, tão necessário para quem pretende definir os preços de seus produtos e serviços de forma mais funcional!

A seguir te explicaremos como calcular os elementos fundamentais para formar preço de venda, que te permitirá ter os ganhos necessários que farão o seu negócio se manter no azul e crescer. Vem conferir!

Entenda o que é necessário para fazer a formação do preço de venda

Antes te apresentaremos os elementos que você precisa conhecer para desenvolver esses cálculos. São eles:

  • O mark-up;

  • O custo total de venda;

  • O mark-up divisor;

  • O mark-up multiplicador;

Com essas ferramentas você poderá fazer cálculos precisos.

Os cálculos necessários para se chegar ao mark-up

Como comentamos no texto anterior não dá para definir o preço de venda se você não contar com o mark-up em meio a esses cálculos.

A boa notícia é que existem duas formas bastante práticas de se calcular o mark-up. Nós vamos te mostrar a mais prática de todas, para que você possa chegar aos resultados necessários com rapidez!

Esse método se baseia na estipulação de uma margem de lucro distinta para cada produto. Assim fica mais fácil determinar os melhores momentos para se fazer promoções, ou em que situações um frete grátis se faz viável ou não, por exemplo.

Para se adequar a essa forma de descobrir o mark-up, tudo que você precisará fazer está descrito logo abaixo. Fique ligado nos nossos exemplos e nas nossas explicações:

1 – Você precisará ter ideia de qual o custo total de cada venda

Entendamos que precisamos calcular um mark-up para precificar um produto que é comprado por R$ 100, onde queremos um lucro de 30%. Compreendendo que os impostos consomem 8% do faturamento, as despesas fixas consomem 9% e as variáveis 5% podemos somar aos gastos e ao lucro um acréscimo de 52% no valor determinado para o produto.

É sobre isso que estamos falando quando determinamos o custo total de venda. Vale dizer que nessa altura você pode fazer todos os cálculos com porcentagens, porque certamente vai ficar mais fácil.

2 – Você precisará achar o mark-up divisor

Achar o mark-up divisor é muito necessário. Isso você já sabe, mas o que talvez não saiba ainda é que esse mark-up divisor é um índice, e sendo um índice ele não pode ser colocado como uma porcentagem.

Isso não significa, que vai ser mais difícil calculá-lo, pelo contrário. O que você vai ter que fazer é encontrar o custo total de venda a partir do preço de compra, e depois dividir esse valor por 100. No caso dos números que escolhemos a conta seria (100 – 52) / 100 = 0,48.

3 – Você precisará precificar o produto a partir do mark-up multiplicador

Agora você já sabe o custo total de vendas e claro, encontrou o mark-up divisor. Falta pouco para formar o preço de venda, mas antes você vai ter que definir o preço dos seus produtos.

A fórmula que você precisará seguir é Preço de venda = Preço de compra/ Mark-up divisor. Usando os números com os quais estamos trabalhando o preço de venda encontrado seria de R$ 208,33.

Se o seu interesse é usar uma mesma margem de lucro para todos os produtos e serviços aí está o seu mark-up multiplicador. Nessas situações o mesmo índice vai se repetir em cada um dos produtos e serviços oferecidos.

Agora, no caso de você ter interesse de definir margens distintas de lucro você terá que fazer um processo de cálculo de mark-up para cada produto e serviço, gerando índices diferentes de custo total de venda e de mark-up divisor.

Como você pode ver definir o preço de venda é um processo delicado, que envolve uma série de etapas e o uso de várias ferramentas, mas seguindo as nossas dicas corretamente a tendência é que você logo chegue lá e consiga resolver o problema! Mas saiba, ainda temos mais dois textos nessa série! Continue!

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